Fala meu amigo! Se você chegou até aqui é porque deve estar se perguntando se está no peso certo. Uma forma simples de avaliar se seu peso condiz com a sua altura é através do IMC, ou Índice de Massa Corporal. Preparamos um texto que explica o assunto e uma calculadora para você calcular o IMC.

Calcule seu IMC

Powered by YAZIO

Por que é importante saber o IMC masculino

O IMC é o Índice de Massa Corporal e esse índice aponta o status do peso de um individuo: se está abaixo do peso, normal, com sobrepeso ou obeso. Para uma avaliação física exata o primeiro passo é identificar a situação do IMC.

Existe o IMC masculino e o IMC feminino porque a estrutura dos ossos, peso dos ossos e biotipos são diferentes em cada gênero. É importante saber qual o seu IMC para criar metas ou manter o peso de forma saudável e específica para o seu caso.

Fórmula do IMC

O cálculo do IMC é feito a partir de dois dados: peso e altura. Com essas duas informações você consegue chegar ao índice pela fórmula abaixo.

IMC = PESO / (ALTURA x ALTURA)

O que fazer caso o IMC masculino dê sobrepeso

Se você fez o cálculo e descobriu que está com sobrepeso é possível mudar isso e chegar ao IMC masculino de peso normal. O primeiro passo é identificar seus hábitos, confira esse check-list para identificar como anda seus hábitos em relação a sua saúde:

  • Ingestão de pelo menos 2 litros de líquido por dia;
  • Prática de atividade física pelo menos três vezes por semana;
  • 8 horas de sono por dia;
  • Equilíbrio emocional, o estresse é um dos maiores causadores de obesidade;
  • Pratos coloridos com saladas, legumes e uma proteína com pouca gordura.

Sabemos o quão difícil é manter uma vida saudável com uma rotina estressante, ter que trabalhar, estudar, vida social, interesses pessoais, parece que o dia voa e quando você se dá conta não bebeu um copo de água, ou está cansado demais para praticar exercícios.

Nesas horas, os profissionais podem ajudar. Para chegar no IMC masculino ideal você pode e deve consultar um médico nutricionista e um profissional de educação física. Eles vão te ajudar a organizar a sua rotina atual e incluir hábitos saudáveis específicos para a sua necessidade.

Procure uma atividade física que você goste, pode ser capoeira, luta, dança, esportes de aventura ou a boa e velha academia. A atividade física pode ser uma válvula de escape para relaxar e aliviar a tensão da rotina, e não vem com desculpa de falta de tempo, dá até para se exercitar em casa.

Se o IMC masculino apontar obesidade

Você pode usar as mesmas dicas que demos acima mas nesse caso a ajuda de um médico é essencial. A obesidade masculina é responsável por desencadear problemas cardiovasculares, problemas de pressão, diabetes e outras doenças que são bem sérias, e sem exagero, podem te matar.

Se você fez o cálculo de IMC masculino e descobriu que está obeso, não perca tempo: marque um nutricionista e um clínico geral, faça todos os exames que pedirem e dê o primeiro passo para melhorar sua saúde.

O IMC masculino normal

Mesmo o seu IMC masculino apontando como normal é necessário cuidar da sua saúde mesmo assim. Só um profissional vai poder avaliar a qualidade do seu peso. Ter peso em músculo ou gordura, faz uma grande diferença. Assim como outras questões como força e condicionamento físico. Não é só porque saiu bem na fórmula que dá para garantir que sua saúde está impecável.

O que podemos aprender com o IMC masculino

Além dele ser um ótimo alerta de como está nossa situação físic, essa conta simples pode ser uma motivação e acompanhamento das suas metas em relação ao corpo e a saúde. Não espere aparecer algum problema de saúde grave para cuidar de você. Aproveite todas essas dicas e se cuide da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *